Pela primeira vez, Itália!

Felizmente, o futebol não é o único esporte que traz muitas surpresas. Certamente, eu mandaria um “senta lá” para quem apostasse que Francesca Schiavone seria a campeã de Roland Garros 2010. E nem precisava ser no começo. Bote reparo que eu sequer citei a tenista de (quase) 30 anos em meu último post.

Ela é a primeira italiana a conquistar um Grand Slam. Assim como nós, eles mandam bem no fut e no vôlei, mas quando chega no tênis… Porém, isso só aconteceu porque muitas favoritas ficaram pelo caminho. E não, eu não incluo a Dinara “KIMIKO” Safina nessa lista.

As quedas das favoritas

Henin: perdeu nas oitavas para a vice-campeã Samantha Stosur, da Austrália.

Venus: também nas oitavas, foi derrotada por Nadia Petrova. Nesse caso, foi um alívio. Por mais que admiremos o tênis da irmãzona, a gente dispensava MUITO aquela camisola.

Wozniacki: para tristeza geral da parte masculina do mundo, a “docinho de coco” (não me pergunte quem deu esse apelido), deu adeus a RG nas quartas contra a campeã do torneio.

Serena: a número um do mundo gritou, chicoteou, surtou, jogou demais como sempre… mas perdeu. Foi mais uma presa de Stosur, dessa vez nas quartas.

Dementieva: a derrota mais XIS do torneio. Na semi contra Schiavone, a russa perdeu um primeiro set disputado e simplesmente deu tchau e saiu da quadra. Depois, disse ter uma lesão na panturrilha e duvidar se conseguirá estar em Wimbledon. Migué? A princípio eu achei que era, mas sou desconfiada demais…

Moral da história? As duas finalistas, por mais que não tenham nomes suficientes para nos empolgar, derrubaram gigantes e merecem muito respeito. Stosur é mais jogadora e ainda não entendi como Schiavone venceu. Entenderei agora, que começará a reprise na ESPN.

(algum tempo depois…)

Acabei de ver a reprise. Belo jogo mesmo, como vi alguns comentarem! Duas mulheres maduras, concentradas e cientes do que é uma final de Grand Slam. Não fazem da quadra um palco para lamentações e auto-flagelo. Good for them! Ambas estão no meio da carreira, por isso a minha desconfiança em acreditar que podem firmar o nome entre as grandes de sua geração. Mas, como vocês sabem, meus prognósticos furam cada dia mais.

Onde o jogo se decide? Nos fundamentos, obviamente. Em acertos de primeiro saque, as duas empataram (65%). A italiana fez 26 winners (bolas que o adversário não chega), apenas um a mais que Stosur. A diferença apareceu nos erros não-forçados: 28 da australiana e 19 da campeã. O número mais expressivo é o de porcentagem de pontos ganhos na rede. Schiavone atingiu 93% e Stosur 61%. Os voleios de Francesca foram mais firmes. Isso me surpreende de certa forma, tendo em vista a experiência de Samantha em duplas (em que o voleio é fundamental). E faltou firmeza de Stosur também na hora de manter a vantagem que obteve no segundo set (4×1).

WINNER de Roland Garros: Samantha Stosur, que encara o tênis de forma profissional. Isso é artigo raro na WTA. Como me lembrou o caro Luigi, a australiana vice-campeã sempre se destacou nas duplas. Tomara que seu caminho de vitórias sozinha não termine em Paris.

DUPLA FALTA de Roland Garros: as sérvias Ivanovic e Jankovic. Além de seus respectivos vexames em quadra (a semi de JJ foi lamentável), ficaram trocando farpas nas coletivas como duas meninas do colégio brigando para ver quem é a mais popular. #FAIL

Passe aqui mais tarde para ver meu balanço da chave masculina e do confronto Soderling x Nadal. Até lá!

3 Comentários

Arquivado em Grand Slam

3 Respostas para “Pela primeira vez, Itália!

  1. Anna Barros

    Ninguem imaginava. Grande feito pra Italia! Estava torcendo no início por Justine Henin, mas acho interessante vitórias pessoais de gente mais velha. Há muito preconceito com idade por aí! Belo blog! Beijo, Anninha

  2. Lê Scalia

    Nunca ouvi falar de nenhuma das duas hahaha, mas acho interessante tenistas mais velhas. Itália é mara, então fiquei feliz… até pq acho buni qnd pessoas ganham coisas importantes pela primeira vez 😛
    Quem sabe ainda dê tempo de eu aperfeiçoar minha prática hahaha.. no wii tá um desastre.
    Bjo She :]

  3. yuri

    hey, obrigado pelos parenteses logo apos ‘winners’ huahauhua otimo texto!

Deixe um comentário

