The Championships – W.I.M.B.L.E.D.O.N.

Eu amo a Copa, você também. O que não nos impede de ficar de olho no torneio mais antigo, mais tradicional, mais desejado. Isso é Wimbledon, o maior torneio de tênis do mundo.



Nome: essa é simples. É o nome do bairro onde está o clube.

Recordistas: Pete Sampras, com sete títulos na era profissional. O britânico William Renshaw também conquistou o mesmo número ainda no século XIX (!!!). Entre as mulheres, a tcheca naturalizada norte-americana Martina Navratilova tem nove troféus.

Wimbledon, OBA! Ou não.

Quantos participam: 128 homens e mulheres.

Usar roupa branca é frescura ou norma? Sim, é norma mesmo. O máximo que permitem são detalhes em outras cores.

Dez últimos vencedores e vencedoras

Lembra quando eu fiz essa listinha em Roland Garros e só deu Nadal e Henin? Pois é, dá uma olhada:

O especialista em Wimbledon

2001: Goran Ivanisevic/Venus Williams

2002: Lleyton Hewitt/ Serena Williams

2003: Roger Federer/ Serena Williams

2004: Roger Federer/ Maria Sharapova

2005: Roger Federer/ Venus Williams

2006: Roger Federer/ Amelie Mauresmo

2007: Roger Federer/ Venus Williams

2008: Rafael Nadal/ Venus Williams

2009: Roger Federer/ Serena Williams

A cabeça-de-chave número 1 é Serena Williams (a sorridente na foto ao lado é Venus, a especialista em Wimbledon). Mas isso não garantiu uma boa chave para a irmã mais nova. Nas oitavas, ela pode encarar Maria Sharapova. As belgas também podem duelar nessa mesma fase. Nessa semana, Henin ganhou um torneio preparatório na Holanda. Mas eu sou mais a Clijsters. Ela perdeu nas quartas em Eastbourne e está voltando de contusão, mas fez apresentações mais convincentes do que Henin, que disputou um torneio bem mais fácil.

Eu não aposto nas finalistas de Roland Garros, Francesca Schiavone e Samantha Stosur. A australiana tem mais chance de avançar, mas não fez boas apresentações nesta semana em Eastbourne.

Sharapova é uma incógnita, mais para o lado do possível vexame. Falando em vexame, Dinara Safina está machucada e desistiu. Elena Dementieva também é uma top10 fora de Wimbledon. Pelo menos, o índice de duplas-faltas será consideravelmente menor. #maldosa

Between the guys

As últimas duas finais masculinas foram jogos históricos e longos. Em 2008, Nadal rompeu a hegemonia de Federer na grama, motivando o suíço a buscar a “contrapartida” em Roland Garros, no ano seguinte. A final vencida pelo espanhol foi o melhor jogo de tênis que eu vi. Mas o duelo entre o suíço e Andy Roddick em 2009 também foi emocionante. O quinto set, que não tem tie-break, terminou em 16/14!!!!

Como sempre, Andy Murray é a incógnita. Todas as expectativas estão em cima do britânico, que caiu do lado de Nadal na chave. Roddick e Djokovic estão do lado de Federer. Palpite da blogueira? Acho que esse ano o troféu não cai nas mãos de Roger, nem de Rafa. Acho que ficará com um dos Andies, que fariam uma final bastante interessante, do melhor saque contra a melhor devolução.

Sobre os brazucas, Thomaz Bellucci deve avançar à segunda rodada, pois enfrenta outro brasileiro na estreia: Ricardo Mello. Mas não devemos esperar nada do nosso número 1, já que sua intimidade com a grama é mesma que eu tenho com polo aquático. Fiquemos realmente de olho na dupla Bruno Soares e Marcelo Melo, que chegaram à semi de Eastbourne nesta semana e ganharam em Roland Garros dos irmãos Bryan.

Povo brasileiro! É isso que tenho a oferecer. Aos que não sabem, a blogueira que vos fala está trabalhando no Tenisbrasil. Site onde eu sempre me informei sobre o mundo do tênis e do qual faço parte agora. Portanto, lá você encontra todas as notícias de Wimbledon. See ya!


Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Grand Slam

2 Respostas para “The Championships – W.I.M.B.L.E.D.O.N.

  1. ju penna

    Quem é o peladão?
    hahahaha =P

  2. Lê Scalia

    Há, publicidade é proibida no wordpress, haha. Bem colocado seu novo emprego, she. Enfim, descobri várias coisas sobre Wimbledon com esse post (basicamente tudo que eu sei). Não sabia sobre a roupa branca, mas por ser norma n deixa de ser frescura haha.. n reclamo pq eh interessante.. eu reparei nisso essa semana. Quero ver o Nadal discreto! E quaaaaaase que a Má não teve a chance de tietar assim, pela vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s